A Tarde – Deputados do DF pedem a Lula demissão imediata de Rui Costa

Três parlamentares da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolaram neste domingo, 4, um ofício direcionado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em que pedem a demissão imediata do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), devido a críticas feitas a Brasília.

O ofício foi elaborado pelos deputados distritais Pastor Daniel de Castro (PP), Joaquim Roriz Neto (PL) e Thiago Manzoni (PL), que afirmaram ter “profunda preocupação” com as declarações do ministro e apontaram que as falas levantavam “dúvidas sobre a capacidade de Rui Costa desempenhar suas funções de forma adequada”, assim como demonstravam “falta de respeito pela capital federal”.

A indignação dos parlamentares brasilienses decorre de uma declaração polêmica de Rui acerca de Brasília. Segundo o ex-governador da Bahia, a capital federal seria uma “ilha da fantasia”.

“Aquele negócio de botar a capital do país longe da vida das pessoas, na minha opinião, fez muito mal ao Brasil”, disse Rui, durante um evento em Itaberaba, no interior da Bahia.

“Era melhor [a capital] ter ficado no Rio de Janeiro, ou ter ido para São Paulo, para Minas ou Bahia, para que quem fosse entrar num prédio daquele, ou na Câmara dos Deputados ou Senado, passasse, antes de chegar no seu local de trabalho, numa favela, embaixo de viaduto, com gente pedindo comida, vendo gente desempregada”, continuou o ministro.

A manifestação de Rui gerou reações indignadas de diversas lideranças brasilienses, incluindo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que definiu o ministro da Casa Civil como um “idiota completo”.