Portal do Servidor – Planserv começa a identificar beneficiários com as digitais

Os beneficiários do Planserv já começaram a utilizar o sistema de identificação por impressões digitais em duas clínicas da capital. O sistema, que está em fase de ajustes, será implantado em toda a rede de atendimento até o fim do ano.
A biometria, identificação por leitura ótica da impressão digital dentre outros, é uma forma de fiscalização aplicada pelo Estado para garantir que os procedimentos médicos sejam feitos só para os beneficiários do Planserv, evitando fraudes.

A partir de agora, no momento de iniciar o atendimento, o beneficiário terá que apresentar a carteira de identidade e o cartão do plano e em seguida colocar o dedo no leitor óptico. As duas clínicas escolhidas para o piloto do projeto já estão utilizando o sistema. Elas servirão como experiência para que sejam avaliadas possíveis dificuldades de implantação no restante da rede.

A novidade vem sendo bem recebida pelos beneficiários. O major da Polícia Militar Gilson Soares Seixas, que hoje (23) fez uma consulta oftalmológica numa clínica no Iguatemi, avalia que a biometria “evita prejuízos para o Planserv e para nós servidores, uma economia que pode ser revertida para nós mesmos”.  Para ele, “está sendo feito um serviço sério”.

A coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, crê que essa medida vai coibir fraudes contra o patrimônio do servidor e reduzir custos. “Temos indícios de que clínicas vinham cobrando do Planserv procedimentos não realizados. Nossa auditoria tem detectado alguns casos e não pagamos por isso, mas esse sistema nos dará muito mais eficiência no combate às fraudes”.

Melhoria da qualidade – Sônia salienta que os recursos economizados vão para a ampliação da cobertura e para a melhoria da qualidade dos serviços. “O Planserv não visa lucro. Se nossa conta fica menor, podemos incluir especialidades e exames modernos e melhorar a remuneração dos prestadores de serviços, aumentando a qualidade do atendimento”, destacou.

A professora Débora Máximo Batista, residente no município de Nazaré das Farinhas, no recôncavo, também acredita que a biometria trará melhorias para os beneficiários. “Gostei do sistema, principalmente porque sei que algumas clínicas têm os dados do beneficiário e cobram do Planserv mesmo sem a pessoa ir lá. Esse sistema evita o uso indevido”, analisa.

Débora, que nesta sexta (23) realizou um exame de ressonância magnética numa clínica no Itaigara, elogia a agilidade do Planserv na emissão de autorizações. “Encaminhei o pedido para a ressonância na terça pela manhã e no mesmo dia já tinha sido autorizado. Só falta agora ampliar as opções no interior. Eu mesma vou cobrar na minha cidade que as clínicas se credenciem”, prometeu Débora.