Portal TJBA – SEMANA DA ALBA

A inauguração de um sistema fotovoltaico, marcando o Dia Mundial do Meio Ambiente, e uma reunião itinerante durante a Bahia Farm Show, em Luís Eduardo Magalhães, realizada conjuntamente pela Comissão de Infraestrutura Desenvolvimento Econômico e Turismo e pela Comissão de Agricultura e Políticas Rural, são alguns dos destaques entre as atividades parlamentares da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) da próxima semana.

A programação começa com o presidente do Legislativo, deputado Adolfo Menezes, inaugurando o novo sistema de energia solar do Parlamento estadual, que reduzirá em 30% a conta de luz da ALBA e produzirá energia limpa e renovável. A solenidade está marcada para segunda-feira (5), às 15h, no saguão próximo à entrada do plenário. “Trabalhamos em busca de economia e sustentabilidade em todos os setores da Casa do Povo, e nada melhor do que adotar uma energia limpa e renovável com respeito ao meio ambiente”, afirmou Adolfo Menezes.
Outro destaque da semana fica por conta da reunião conjunta entre as comissões de Agricultura, presidida pelo deputado Manuel Rocha (UB), e Infraestrutura, liderada pelo deputado Eduardo Salles (PP). Parlamentares dos dois colegiados visitarão, na quarta (7), a feira de tecnologia agrícola Bahia Farm Show, na cidade de Luís Eduardo Magalhães.
Também na quarta-feira (7), a Comissão dos Direitos da Mulher, presidida pela deputada Soane Galvão (PSB), realiza, às 10h, na sala das comissões da ALBA, a audiência pública Funcionamento das Deams e rede especializada de atendimento às mulheres vítimas de violência.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), presidida pela deputada Maria del Carmen (PT), apreciará, na reunião de terça-feira (6), às 10h15, cinco projetos de lei, a exemplo do PL 21.146/2015, de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD), que institui o Selo Empresa Incentivadora do Primeiro Emprego. Com parecer favorável da relatora, deputada Ivana Bastos (PSD), a proposição está sob pedido de vistas da deputada Maria del Carmen.
A Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, presidida pelo deputado Pablo Roberto (PSDB), tem em sua pauta para a reunião de quarta-feira (6), às 9h15, a apreciação de seis projetos de lei, entre os quais está PL 21.490/2015, de autoria do deputado Zó (PC do B), que dispõe sobre a criação de alas exclusivas para acolhimento de LGBT em privação de liberdade. A matéria recebeu parecer favorável do deputado Hilton Coelho (Psol).
Completa a programação da Casa, para a semana que vai 5 a 9 de junho, a cerimônia de posse do novo superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Bahia, inspetor Vagner Gomes da Silva, que será realizada na quarta-feira (7), às 10h, no Auditório Jornalista Jorge Calmon, da ALBA.