Sindsalba parabeniza taquígrafos e parlamentares baianos

Taquigrafia, “a arte de escrever tão rápido quanto se fala”. São os taquígrafos que expressam a beleza do universo em forma de transcrição da fala. Esses profissionais, sempre prontos e atentos às necessidades do Parlamento, registram cada palavra, cada gesto e traduzem o dia a dia de uma Casa Legislativa. São profissionais valorosos que carregam consigo, através das notas taquigráficas, a memória, o histórico de debates e as discussões importantes para o futuro da sociedade. É um trabalho delicado, cheio de nuances e de muita responsabilidade.

Neste momento de pandemia em que o Parlamento baiano se reinventa com o Plenário virtual, os taquígrafos continuam cumprindo a sua missão de dar fé pública às sessões plenárias também no teletrabalho.
Os taquígrafos seguem acompanhando às sessões, mas agora por meio da TV ALBA. Cada taquígrafo faz a transcrição das notas taquigráficas, o texto é encaminhado aos revisores e, posteriormente, à equipe de assistentes do Detaq, que publicam a sessão plenária completa no site da ALBA. Da mesma maneira que a produção parlamentar não para, os taquígrafos também não podem parar, dando assim transparência do trabalho legislativo à sociedade, no cumprimento da lei.

O dia 03 de maio é celebrado o Dia do Taquígrafo e também o Dia do Parlamentar, por isso, o Sindsalba homenageia esses profissionais que tanto honram o Parlamento da Bahia.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*