Com 191 votos, os servidores Fábio Lima e João de Souza, da Chapa União e Luta, foram reconduzidos aos postos de presidente e vice-presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindsalba), respectivamente, para o biênio de 2024/2026, após eleição realizada nesta quarta-feira (27). Sete associados anularam os votos e outros dois optaram por votar em branco.
Segundo o presidente reeleito, o Sindsalba dará continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos dois anos passados, “de fortalecimento do papel institucional do sindicato, das conquistas, buscando sempre as melhorias para os servidores”.
Entre as conquistas da gestão no biênio passado, Fábio apontou a melhoria na comunicação com os filiados, por meio de WhatsApp, e-mail, instagram e de um aplicativo criado para o fim. “Logramos alguns êxitos, como o reconhecimento da nossa indenização pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), ou seja, a não retenção de imposto de renda, e conseguimos, com a sensibilidade e apoio do presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes, regularizar o pagamento das indenizações de pensionistas e herdeiros que estavam paralisados há cinco anos”, informou.
Também destacou o Clube de Vantagens, que tem proporcionando benefício direto aos filiados, com parcerias que permitem descontos em farmácias, restaurantes, faculdades, cinema, concessionárias, entre outros serviços.
Para o biênio que se inicia, a gestão do Sindsalba deve atuar em várias trincheiras, como o auxílio-saúde, benefício já recebido por servidores de diversas instituições, a exemplo dos tribunais de Contas, de Justiça, Defensoria e Ministério Público, e que não contempla ainda a Assembleia e o Executivo. O auxílio possibilita ao servidor contratar outros planos de saúde, além do Planserv, e ter uma parte desse valor reembolsado. “Isso vai possibilitar que os servidores tenham mais tranquilidade, porque a gente sabe que o Planserv passa por muitas dificuldades, e tem prejudicado muito a qualidade de vida dos colegas”, colocou.
Outra demanda é estender aos funcionários ativos a possibilidade de indenização com a licença-prêmio, direito que já abrange os tribunais de Contas e algumas categorias do Executivo. “O servidor que tiver licenças-prêmios acumuladas poderá disponibilizar, vender e ser indenizado, sanando alguma dificuldade financeira que porventura esteja passando”, explicou.
Em relação aos servidores em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) da ALBA, a demanda maior é de atualização salarial e de inclusão dos dependentes no Planserv.
COMPOSIÇÃO
Além do presidente e vice-presidente, farão parte da Diretoria Executiva do Sindsalba, Edgar Crusoé e Carlos Amilton de Novais (1º e 2º secretários), Gilmar Cunha e Ícaro Machado (1º e 2° tesoureiros), Jarbas Abraão Ferreira (diretor jurídico), Ana Paula Borges (diretora de Formação Sindical), Silas Santos de Jesus (diretor de Imprensa e Comunicação), Flávio de Abreu (diretor Social e Patrimônio), Urbano Lutigards, Bartolomeu Santos, Amilton Brandão, Rita Maria de Freitas e Maria da Conceição Teles (1°, 2°, 3°, 4° e 5° suplentes).
O Conselho Fiscal eleito terá como titulares Wilson Vitorino da Silva, Paulo Roberto da Silva, Luciano da Silva, Nircia Maria Pinheiro e Maria de Fátima Pinho, e como suplentes Rafael da Silva Brito, Naédina de Oliveira e Evandro de Carvalho Filho.