Portal ALBA – ALBA disponibiliza vacinação até esta quinta-feira

Em mais uma campanha de vacinação aberta ao público, a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) disponibiliza os imunizantes contra meningite, Covid-19 e gripe. A ação é uma parceria da ALBA com a Prefeitura de Salvador e com o Governo do Estado, por meio das secretarias de Saúde de ambos. Os interessados devem se dirigir ao Serviço Médico até esta quinta-feira (29), no período das 9h às 16h.
A vacina bivalente contra a Covid-19 está disponível para o público-alvo a partir de 12 anos (grupo prioritário) e a partir de 18 anos para a população em geral. Para ter acesso ao imunizante é necessário ter tomado pelo menos duas doses da monovalente. O reforço só poderá ser aplicado nas pessoas que receberam a última dose há mais de quatro meses.
As vacinas contra gripe e meningite estão disponíveis para toda a população, de acordo com o histórico vacinal. Para a diretora de Promoção à Saúde da ALBA, Laura Letícia Mascarenhas, o objetivo é tornar a imunização acessível a todos os servidores do Legislativo, bem como a toda a comunidade externa. “Em conversa com o presidente Adolfo Menezes no ano passado, decidimos adotar projetos que possam garantir, de fato, a promoção da saúde dos trabalhadores. A execução de políticas de saúde como esta requer parcerias. Aqui é o resultado de três frentes: ALBA, Prefeitura de Salvador e Governo do Estado”, explicou a diretora.
A disponibilização da vacina contra a meningite (Meningocócica C ou ACWY) resultou na alta procura pelo imunizante no primeiro dia da ação. “Essa é uma vacina cara e as pessoas não encontram diretamente nos postos de saúde. Ela custa, em média, R$ 800 na rede privada. Na rede pública, é possível a vacinação para o público de 11 a 14 anos Para ofertar aqui, fizemos essa parceria com o Governo do Estado”, detalhou a diretora de Promoção à Saúde.
RECOMENDAÇÃO
Para ser vacinado contra a meningite, é preciso ter a partir de 10 anos de idade. Conforme destacado por Laura Letícia, o Ministério da Saúde recomenda que a pessoa deve tomar ao menos uma dose dessa vacina na vida. “Nos postos, quando criança, geralmente é aplicada a vacina contra a meningite C. Estamos oferecendo a do tipo ACWY, que é mais difícil para encontrar”, frisou.
A servidora da ALBA, Rosa Santos, elogiou a iniciativa de trazer, mais uma vez, o serviço de vacinação até a Casa. “Eu acho ótima essa campanha aqui, pois nos traz essa facilidade. Na correira do nosso cotidiano, a gente mal pode ir em um posto”, afirmou a funcionária, que se preparava para receber o imunizante contra meningite.
O mesmo objetivo trouxe Anapaula de Souza Dias à ALBA. Funcionária do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), ela contou que já tentou se vacinar contra a Covid-19 duas vezes, mas não encontrou o posto funcionando. “É uma ação muito positiva, pois a gente tem procurado os postos de vacinação contra Covid-19 e gripe, mas não tem encontrado. Em duas ocasiões, fomos a um ponto de imunização e encontramos fechado”, disse.
Também trabalhadora do Inema, Arlinda Souza aguardava a sua vez de receber o imunizante em uma fila com aproximadamente 15 pessoas. “Estamos acostumados com filas quilométricas, isso aqui está maravilhoso. Essa oportunidade de se vacinar perto do trabalho é muito boa”, classificou.